Tecnologia Realidade Aumentada

A tecnologia Realidade Aumentada é muitas vezes comparada ao QR Code e outras tecnologias que, supostamente, seriam apenas uma “febre” (usar essa metáfora é que me dá febre). Essa previsão se dá, sobretudo, devido à análise apenas de usos mais rasteiros da realidade aumentada, sobretudo em relação a alguns usos “publicitários” do tipo “veja um papai noel dançar na sua mesa”.

Na verdade, realidade aumentada engloba todas tecnologias que adicionam camadas adicionais de informação à realidade, geralmente através de dispositivos de vídeo. Então, para mostrar as possíveis interfaces entre a tecnologia de realidade aumentada e práticas hoje associadas às chamadas mídias sociais, trago três vídeos.

Sixth Sense

O vídeo abaixo, de fevereiro de 2009, é uma apresentação de Pattie Maes sobre a tecnologia Sixth Sense, em desenvolvimento por ela e Pranav Mistry.

A tecnologia “vestível” ainda há de ser miniaturizada. Os dispositivos utilizam o movimento, visão, audição, deslocamento e voz dos usuários. Como puderam ver nos vídeo, o dispositivo serve pra anotação em objetos e lugares também. No vídeo, cerca de 06:50 existe uma aplicação desta tecnologia que projeta uma nuvem de tags relacionadas ao interlocutor do usuário. Existem claros problemas de privacidade, desconforto e até praticidade dessa aplicação. Mas é possível que sejam desenvolvidos sistemas de reconhecimento de pessoas através de tags, muito provavelmente com a segmentação para as redes de conexões / amigos escolhidas.

Recognizer

Já o Recognizer tem uma proposta mais vinculada às hoje chamados mídias sociais. A ideia do aplicativo para é bem simples. Depois de se cadastrar rostos, o aplicativo reconhece as feições através da câmera e dispõe em torno da imagem da cabeça da pessoa ícones de suas mídias sociais e contatos. A partir disso, com a tela touch screen, basta tocar e acessar conteúdo relacionado. Apesar de interessante, muito provavelmente não se desenvolverá para uso prático e cotidiano algo que precise “fotografar” os indivíduos para reconhecer as mídias sociais. Tecnologias com simples mecanismos de reconhecimento por proximidade irão ser utilizadas, oferecendo aos circunstantes a possibilidade de acessar mais informações sobre as pessoas à sua volta.

Sekai Camera

A Sekai Camera é uma das aplicações mais famosas de anotação de lugares. Ganhou o prêmio “Digital Contents of the Year ‘09 / the 15th AMD Award”, da Association of Media in Digital (AMD), que premia conteúdos digitais nipônicos. As informações relacionadas a cada local podem ser feitas e visualizadas por todas pessoas que se movimentam pelos locais com a Sekai Camera em mãos ou por pessoas que tenham algum tipo de conexão com os criadores de cada anotação.

Deixe um comentário