Entrevista colaborativa sobre SEO Erick Formaggio

Quais são suas dúvidas sobre SEO (Search Engine Optimization)? Esta foi a pergunta que abriu o post do dia 18 de abril, que convidava você, leitor do @midiasblog, para participar de uma entrevista colaborativa sobre o assunto. E hoje é o dia de publicar mais uma das entrevistas do blog (você já leu a do Nino Carvalho?), que tem um gostinho especial por ter o seu pitaco! Se vocês gostarem da iniciativa, podem pedir que nós vamos providenciar mais! Ah, e no final do post tem sorteio, viu! 😉

O entrevistado é Erick Formaggio, gerente de SEO e de Social Media da Cadastra Search Engines Promotion e autor do blog Marketing Online Visionário. Palestrante no SMX Brasil, o Search Marketing Expo, um dos eventos mais importantes sobre Search Marketing do mundo, é conferencista também sobre temas ligados à Internet e acaba de lançar o livro SEO – Otimização de Sites – Aplicando técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática. Erick também é colunista dos portais SEM Brasil e do IMasters.

Infelizmente não deu pra colocar as perguntas de todo mundo, mas todas têm alto nível! Ah, se alguém tiver dúvida sobre o básico de SEO, pode ler esse post. 🙂

1. Eu tenho 19 anos, estudante de Publicidade e Progapanda e só consegui descobrir que quero trabalhar na área de SEO após passar por quatro empresas. O que um jovem deve estudar, o que deve ler e por quais departamentos deve passar para que ter sucesso futuro em SEO?

Oi Achiles. Primeiramente é relevante comentar que o SEO possui 3 pilares importantes: a parte técnica, a popularidade e o conteúdo. Para aprender a parte técnica, é necessário que você estude muito o HTML, alguma linguagem como PHP/ASP, leia muito sobre gerenciamento de projetos de TI, pois SEO é 70% esses pilares e 30% organização do trabalho. Leia também livros de SEO, onde você encontrará dicas importantes sobre como aumentar a popularidade de um website. De antemão já posso afirmar que redes sociais são ótimas ferramentas de prospecção de popularidade, pois elas trabalham a favor da divulgação de seu site o que, consequentemente, atrai links importantes também.

2. Minha pergunta é em relação a indexação de conteúdo pelos motores de busca. Além da otimização de meta-tags e constante atualização de informações, quais as outras principais formas de otimizar um site? (Marcela Hippe)

Oi Marcela. Você precisa analisar as questões técnicas como as trocas de protocolo, a engenharia de URLs e links internos/externos, entre outros fatores importantes. Em relação às trocas de protocolo, você precisa garantir que o robô está recebendo os códigos de status corretamente, para que o site não seja prejudicado em sua indexação. Para as URLs, garanta que elas façam parte de uma estrutura hierárquica que trabalhará a favor da inteligência artificial do mecanismo, ou seja, uma arquitetura não tão profunda. Pense também em atrair links externos ao seu site, de modo a melhorar sua popularidade e com isso aumentar cada vez mais o valor do site perante os mecanismos de busca. A popularidade está relacionada  ao número e à qualidade dos links que apontam para o seu site. Sendo assim, elabore e pense em como provocar e privilegiar essa ação que, quanto mais natural, melhor.

3. Quais são os 5 principais mitos relacionados a SEO que ainda reinam na internet como verdade e porque são mitos? (Domicio Neto)

Neto, penso que os melhores exemplos de coisas que não dão certo são aquelas técnicas que trabalham contra o SEO. Ou seja, aquelas que não são efetivas para a otimização de sites, dentre elas: esconder palavras-chave no código fonte, esconder palavras-chave através de CSS, utilizar blocos de repetições de palavras-chave nas meta tags keywords, doorway pages (essa é antiga). Dessas que listei, todas foram muito utilizadas no passado porque davam certo, por isso alguns ainda utilizam, mas posso dizer que com bem menos intensidade do que antes. No entanto, sempre é possível acabar esbarrando em algum site que utiliza isso ainda.  Falta um, não é? Vamos lá. Alguns discursam em prol das boas práticas de codificação HTML, etc. Eu também. No entanto, é mito que um site sem o HTML validado no W3C não se posiciona em primeiro. Se posiciona, sim. Nós recomendamos uma estrutura adequada, validada de HTML porque acreditamos que isso vai ajudar o site no processo de indexação. No entanto, mesmo que existam problemas no HTML, o site pode se posicionar sim. Há diversos exemplos por aí, inclusive de sites estruturados em tabelas. Em SEO, se você perde em alguma coisa, precisa ganhar em outra. Então, se a empresa tem um site onde a estrutura de código é ruim, precisa ganhar na popularidade, no conteúdo, etc.

4. O sitelink é uma consequência da otimização do site? Se sim, quais são as dicas que influenciam um site tem sitelink nas buscas? (Nathalia Jacintho)

O site link é uma conseqüência de quão importante o mecanismo de busca entende que é o seu site e algumas de suas áreas, perante um determinado termo. Logicamente, a otimização do site pode influenciar isso sim. Ter uma estrutura flat (horizontal) de conteúdo, com as áreas principais perto da raiz do site e uma boa engenharia de URLs (que sejam amigáveis também) de links internos e externos, com certeza ajudará muito.

5. qual a métrica mais preciosa que uma homepage de um site “hard news” tem para oferecer aos seus anunciantes? Time spent? Bounce rate alta, mas com permanência legal (1,5 min ou mais)? Já existem valores em $ para click em peças, quanto tempo falta para seguidores, fãs e amigos também terem um preço? (Klaus)

Os melhores para responder essa pergunta são os próprios anunciantes. Converse com alguns,  entenda o objetivo de cada um deles e dê a eles métricas que irão atribuir um indicador relacionado àquilo que eles realmente querem. Vejo muitos “media kits” de blogs onde são exploradas várias métricas quando, às vezes, pouco importa ao anunciante uma ou outra. Ou seja, depois de uma conversa com alguns anunciantes, monte um “score” simples e amigável para visualização do ROI de uma forma que possa ser customizado perante diferentes objetivos.

E aí, gostaram?</strong> E não pára por aí, o Erick Formaggio disponibilizou um exemplar do seu livro SEO – Otimização de Sites – Aplicando técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática para sortearmos aqui no blog, entre as pessoas que comentaram, com seus respectivos números:

1 – Achiles | 2 – Domicio | 3 – Diego | 4 –  Klaus | 5 – Rute | 6 – Marcela | 7 – Rafael | 8 – Nathalia. E o sortudo é: Parabéns, Marcela Hippe! Mande pra nós seu contato e endereço que enviamos pra você este presente do blog! E você, leitor do @midiasblog, fique ligado, mais promoções irão rolar por aqui! :).

Deixe um comentário