Aprendendo mídias sociais com as IABs Interactive Advertising Bureaus

Acredito que o auto-didatismo é uma das principais qualidades do bom profissional em mídias sociais. E, buscando trabalhar com mídias sociais, qualquer um sabe do poder da internet em fornecer bom conteúdo para quem quiser procurar.

Pensando nisso, fiz uma seleção de material sobre mídias sociais publicadas pelas IABs. Os Interactive Adevrtising Bureaus são organizações que promovem a publicidade interativa/online/digital nos países em que atua.

Pus as associações em português, inglês, espanhol e arrisquei também francês e italiano. Taí outra dica: aprender uma nova língua lendo material de mídia social! Ou social media! Ou medios sociales! Ou médias sociaux!

Interactive Advertising Bureaus
Interactive Advertising Bureaus

Interactive Advertising Bureau Brasil

Infelizmente, a IAB Brasil ainda engatinha na seção de recursos relacionados a mídia social. Na página Guias e Referências, alguns documentos podem ser encontrados, mas nenhum específico sobre mídia social.

Interactive Advertising Bureau Estados Unidos

O IAB Estados Unidos já publicou alguns documentos ótimos sobre mídia social. Recomendo: Social Media Ad Metrics (veja versão traduzida); User Generated Content & Social Media Advertising Overview; Social Advertising Best Practices.

Interactive Advertising Bureau Reino Unido

O IAB do Reino Unido tem parte de seu conteúdo restrito a membros. Entre a parte livre, um Social Media Handbook com partes bem desiguais. Algumas interessantes, outras não passam de elencamento de tópicos. Traz uma seção com cases, como o do Monopoly City Streets.

Interactive Advertising Bureau Europa

Existe uma IAB que representa e reúne todas as associações européias. Lá é possível acessar o site de cada IAB do continente e o “Knowledge Bank” que traz centenas de apresentações e documentos, como: Best practice advice on how social media can be used on a pan-European basis e Trust, Value and Engagement with Advertising.

Interactive Advertising Bureau Canadá

Dentre os grandes países, o IAB Canada é o que tem conteúdo mais pobre. Apesar do site estar sendo atualizado com notícias de eventos, o “Interactive Handbook” mais recente é de 2007. Mas vale a pena ver o “IAB Canada’s Annual Canadian Media Usage Trends Study Presentation”.

Interactive Advertising Bureau Espanha

O whitebook ou, em bom espanhol, Libro Blanco de Comunicación en Medios Sociales merece ser baixado, assim como o estudo Regulación Legal del Web 2.0. Acciones de Marketing y Redes Sociales.

Interactive Advertising Bureau Argentina

Nossos vizinhos tem muito pouco conteúdo em seu site IAB. Alguns cases merecem a leitura, como o do site Argentina.ar.

Interactive Advertising Bureau Nova Zelândia

Lá na Oceania, a Nova Zelândia também traz pouco conteúdo específico sobre mídias sociais, a maioria que consta no site é externo. Um case de uso do MSN para a divulgação de filme de Harry Potter é interssante.

Interactive Advertising Bureau Austrália

Com muito conteúdo restrito a membros, do IAB Austrália se extrai: Building Brands Online e Online Brand Effectiveness Research Best Practice Guidelines.

Deixe um comentário