90 das Empresas bloqueiam Redes Sociais

Esses dias respondi a uma entrevista e uma das perguntas foi justamente sobre o bloqueio de redes sociais no trabalho. Acho que vale a pena fazer um post aqui sobre isso e também contar minha experiência. Pra começar partimos desta pesquisa que afirma que 90% das empresas bloqueia redes sociais no trabalho.

A minha opinião é simples. Não se deve bloquear. Vamos aos fatos! Escrevendo este post lembrei também de um artigo que vi de como lidar com funcionários geek. A empresa tem que fornecer uma boa estrutura de trabalho para o funcionário, que ao meu ver são compostas por esses pontos:

  • Ambiente de trabalho: Cada empresa é diferente, tenho consciência disso. Mas parto do ponto em que toda empresa deve pensar no bem estar do funcionário. Permitir que o funcionário se adapte as condições do seu trabalho e se sinta bem. Ar condicionado, café para dias frios, ter seu fone de ouvido para ouvir suas músicas preferidas, poder ter um vazinho de flores ou action figures, personalizar sua mesa e por ai vai. Sabemos o quão importante e produtivo para a empresa é um funcionário confortável em seu ambiente de trabalho, onde ele passa muitas horas do dia, e da noite. Pausas para um relaxamento ou apenas para descansar os olhos pra quem passa 8 horas ou mais na frente do computador. Cadeiras confortáveis são fundamentais.
  • Computadores e Eletrônicos em Geral: Tem que ser compatível com a função que a pessoa exerce. Já cheguei a trabalhar com criação e edição de imagem em computador antigo, com 1gb de ram apenas, windows travando e com vírus. A máquina estava nessas condições quando comecei a trabalhar. Claro que o funcionário também é responsável pela manutenção de sua máquina.
  • Horário de Trabalho: Deve ser dado a liberdade para o funcionário optar qual melhor horário para trabalhar. Numa das empresas que eu trabalhava tinha que chegar as 08:00 da manha e bater cartão ponto. Se a internet for bloqueado fica pior ainda cumprir os horários pois inevitavelmente a pessoa vai ficar até tarde da noite na internet ou jogando wii, playstation enfim…
  • Prazos e Objetivos: Estipule os prazos para entrega dos trabalhos e os objetivos finais. Claro que muitas coisas mudam e isso deve ser flexível.

O ponto que quero chegar é, investem mais num firewall pra bloquear a internet ( que geralmente instiga ainda mais o funcionário a driblar o bloqueio ) no que em equipamentos para o funcionário trabalhar. O cara não pode acessar o orkut ou twitter pra não perder tempo de trabalho mas o windows trava, a máquina leva 15 minutos para iniciar, mais 15 pra desligar, a impressora ta sempre com conflito e imprime quando quer, a gravadora de DVD tem 0,5 de velocidade de gravaçao e 2x de leitura

Quantos de vocês já recorreram ao twitter ou a algum contato no msn para resolver uma dúvida de trabalho ? Acredito que muitos. Com esse pontos acordados entre funcionário e empresa, um salário compatível com a função acredito que o funcionário trabalhe satisfeito na empresa. É isso que toda empresa precisa, de funcionários comprometidos. Acho que assim funciona redes sociais, msn, skype, gtalk no trabalho. Quando o bixo pegar o funcionário nem vai ter tempo de ficar comendo mosca no trabalho.

Além disso com a popularização dos smartphones como bloquear as redes sociais ? Já sei, você entra para trabalhar e deixa seu celular num armário cadeado ?

E outra, funcionário relapso que não está comprometido com a empresa, joga paciência, rabisca na agenda, passa a manha inteira olhando pro teto se não tiver acesso a internet. É a realidade… As empresas tem que se atualizar e utilizar destes recursos para benefício da empresa e até para cobrar os prazos e ajudar na comunicação interna que em algumas empresas sabemos que é precária.

De acordo com este artigo, em 2014 o recurso às redes sociais deverá substituir o e-mail como veículo preferencial de comunicação em 20% das empresas. (isso se o mundo não acabar em 2012 hehehe).

Deixe um comentário